blog para exibir informações sobre motos antigas, links dos fabricantes, fotos, historia das motos
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Indian Motorcycle
A Indian Motocycle Manufacturing Company é um fabricante de motocicletas sediado em Springfield,Massachusetts. É a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos da América, e no passado foi o maior fabricante de motocicletas do mundo. Seus mais populares modelos são o Scout, fabricado antes daSegunda Guerra Mundial, e o Chief, produzido entre 1922 e 1953.
Pagina Oficial : http://www.indianmotorcycle.com/
BIMOTA
A Bimota é uma pequena fabricante italiana de motocicletas personalizadas. Foi fundada em 1973 em Rimini(onde continua atualmente, localizada em um pequeno galpão, mantendo o estilo italiano), por Valerio Bianchi,Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. O nome da empresa deriva das duas primeiras letras de cada um dos sobrenomes dos três fundadores: BIanchi MOrri TAmburini.
Inicialmente, a Bimota concentrava a construção de seus modelos, principalmente, nos motores, tendo um carenagem muito simples. Durante a década de 1970, a Bimota desenvolveu e construiu motocicletas da marca para a Lamborghini. Na década seguinte, também personalizava motos da Ducati e Yamaha.
O co-fundador e chefe de designer Tamburini, foi um dos mais influentes desenvolvedores do século XX, tendo desenvolvido notórios modelos, como a Ducati 916, Ducati Paso e MV Agusta F4. O atual responsável do cargo, Sergio Robbiano, também trabalhou para as grandes marcas do motociclismo.
Site : http://bimota.it/
Moto Jawa
Motos Jawa
Jawa é uma fabricante de motos fundada na cidade de Praga na republica Tcheca , em 1929 Frantisek Janecek comprou a divisão de motocicletas da Wnaderer, O nome Jawa foi criado concatenando as primeiras letras de Janecek e Wanderer. No passado por volta de 1950 a JAWA foi uma das principais fabricantes de motocicletas e exportou o modelo 350 Perak para mais de 120 países .Outro Modelo Famoso na década de 1970 foi o 350 californiano . Ele apareceu na coloração preta e vermelha típica das praias californianas . a Empresa Jawa existe até os dias atuais.
Site: http://www.jawa.eu/
Lambretta
Moto Lambretta
fonte : wikipediaA Lambreta foi um modelo de motoneta produzido pela empresa Innocenti entre os anos de 1947 e 1971
Após a 2ª Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti enfrentou o trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura. A fábrica estava situada em Lambratte, Milão, que havia sido reduzida a escombros e fumaça. Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país eram duas: iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e prover a população de um meio de transporte barato e seguro.
Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre e projetaram um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas: chuva, frio, neve, etc. Esse veículo foi a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de Modelo UM, e tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo 123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM rodava até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento forte de venda em uma Itália escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava montada era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés.
Site da lambreta : link oficial lambretta
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Motos Garelli
Motos Garelli
A Motos Garelli é uma fabricante de bicicletas, ciclomotores, motocicletas e motonetas, fundada no ano de 1919. Adalberto Garelli criou um motor de dois tempos com 350 cc que equipou um protótipo de uma moto denominada " 350" e foi solicitado a Adalberto para testar a fiabilidade do motor.Após 5 anos foi fundada a Garelli Motociclette. a primeira motocicleta de produção em massa foi a versão definitva da " 350" disponibilizada em 2 versões de turismo e a de competição .
Link : site em inglês da Garelli
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Motos Norton
Motos Norton
É uma mitica companhia britanica de motocicletas , criada com o nome de Norton Motorcycles, sua produção foi cessada nos anos 90 e reestabelecida novamente em 2008
James Norton, fundou em 1898 a companhia Norton Manufacturing Co com o objetivo de produzir peças para motocicletas . em 1902 resolveu produzi sua primeira motocicleta . ao agregar um pequeno motor a uma bicicleta, em 1908 criou um motor monocilindrico de 633 c que seria usado em 5 modelos da marca. em 1916 é criado o famoso logotipo da norton . Durante os anos da segunda guerra mundial foram produzidas 100.000 unidades para uso militar , em 1967 é criado o mitico modelo Commando. em 1971 é criada a Street Scamber, em 1976 começa o declinio da marca devido a recessão do mercado inglês e a chegada das motos japonesas, por volta de 1992 a empresa é fechada.
A Moto Commando:
Modelo Atlas:
Em 2008 o Empresario Stuart Garner adquiriu os direitos de produção da marca , e iniciou a produção de novos modelos.
Moto Morini
Moto Morini
É uma companhia italiana fabricante de motocicletas . seu modelo de maior sucesso foi o Morini 3 1/2 sport com motor de 350 CC de quatro tempos, a marca foi fundada em Bolonha em 1937 por Alfonso Morini e teve multiplos proprietarios . em 1987 foi adquirida pela Cagiva a qual encerrou a produção em 1993, em 1996 foi adquirida pela mesma empresa dona da Ducati , e depois revendida a franco Motori em 2009 a empresa faliu e foi liquidada. em 2011 os direitos da marca foram adquiridos pela Eagle Bike aonde foi iniciada uma nova linha de produção.
A Classica Morini 3 1/2
Morini Corsaro 1960
SITE DA MOTO MORINI : ACESSE AQUI
Vespa
Motos Antigas - Vespa
A vespa é uma motocicleta da Categoria Scooter fabricada inicialmente em Pontedera ( Itália ) em 1946 por Piaggio e Co SPA.
A apresentação dos primeiros 15 modelos da Vespa ocorreu em abril de 1946 no Clube de Golfe de Roma. Os criadores da nova moto eram o empregador Enrico Piaggio e o engenheiro aeroespacial Corradino D'Ascanio. Após a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte confortável, fácil de usar e barato.
A Vespa continua até hoje em linha de produção, embora suas vendas tenham sido relevantes entre as décadas de 50 e 60, onde fora escolhida pelos jovens do Reino Unido conhecido como Mods e depois skinheads.
Site aonde é possivel ver os modelos atuais da Vespa
Link: site oficial
Um dos modelos atuais : A Vespa Sprint
a Historia das motos - extraida da Wikipedia
A historia das Motos
No século XIX, em 1820, o escocês Kirkpatrick McMillan obteve a tração da roda traseira. Foi a partir dessa invenção que os ciclistas puderam se movimentar sem colocar os pés no chão. Depois de muitos anos, em 1861, os franceses Pierre Michaux, um ferreiro, e seu filho Ernest Michaux, na época com apenas quatorze anos, construíram o velocípede, uma bicicleta com pedais (no formato da de McMillan) adaptados à roda dianteira, iniciando a produção para venda. Em 1866, Bin Chun chegou em Paris. O chinês, que já havia percorrido a Inglaterra e a Alemanha atrás de informações da bicicleta, levou suas anotações para casa e em apenas três décadas o veículo tornou-se a principal alternativa de transporte na China e na Índia1 . A partir disso, houve inovações como a do inglês James Starley. Batizada de Rover, essa bicicleta trazia rodas do mesmo diâmetro, chassi feito em tubos de aço, guidão integrado ao suporte da roda dianteira e os freios eram a tambor. Os pedais acoplados a uma engrenagem, movimentavam uma corrente de transmissão que gerava a força motriz da roda traseira.
Quando a bicicleta passou a dispor de suas características principais um
novo problema precisava ser solucionado: as rodas eram de madeira,
ferro ou borracha maciça, comprometendo o conforto e a dirigibilidade.
Essa restrição só foi superada em 1887, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop imaginou uma espécie de sobrerroda: um tubo de borracha oco, preso à roda por meio de uma tela de brim e inflado com uma bomba de ar. Nascia o pneu. Na França, os irmãos André e Édouard Michelin contribuíram para o rápido aperfeiçoamento dos pneus.
Partiu então para a pista de corrida de Charles River, e desafiou os pilotos de bicicleta a acompanhá-lo. Com 73 anos de idade, Roper conseguiu uma média de 48km/h na pista de madeira, deixando seus adversários para trás. Empolgado, ele tentou uma nova volta rápida para melhorar sua própria marca, foi quando a frente da bicicleta começou a oscilar, jogando Roper para fora da pista já morto. Todos pensavam que o tombo o teria matado, mas um exame feito depois confirmou um infarto fulminante. Nota-se já desta época a vontade de competir, mesmo que por motivações financeiras ou científicas. Nessa época cheia de descobertas, os inventos de Roper não foram suficientes para tornar o motor a vapor adequado para mover veículos leves como a motocicleta, mas inspiraram aperfeiçoamentos em locomotivas e navios. A história de Sylvester Roper é verídica, mas a paternidade da invenção da motocicleta é contestada.
O motor de combustão interna prevaleceu desde a sua criação e é um dos pilares na construção da motocicleta. Voltando um pouco no tempo, em 1860, na França, já existia um propulsor de combustão, alimentado por gás e fagulha de combustão interna, criado pelo engenheiro belga Étienne Lenoir, que era mais compacto e eficiente que os motores a vapor .
Contudo, a história aponta um engenheiro mecânico chamado Gottlieb Wilhelm Daimler como o inventor da motocicleta. Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler construiram uma moto com quadro e rodas de madeira composto com um motor de combustão interna em 1885. Sua velocidade máxima era de 18 km/h e o motor desenvolvia 0,5 (meio) cavalo de potencia.
Gottlieb Daimler usou um novo motor inventado pelo engenheiro Nikolaus August Otto. Otto inventou o primeiro motor de combustão interna de quatro tempo em 1876, por isso é denominado como Ciclo de Otto, assim que desenvolvido, Daimler (antigo empregado de Otto) o converteu numa motocicleta que alguns historiadores consideram a primeira da historia. Em 1894 Hildebrand e Wolfmüller apresentam en Munique a primera motocicleta fabricada em série e com claros fins comerciais. A Hildebrand & Wolfmüller manteve-se em produção até 1897. Os irmão russos residentes em París Eugéne e Michel Werner montaram um motor em uma bicicleta. O modelo inicial com motor sobre a roda dianteira teve início de produção em 1897.
Assinar:
Postagens (Atom)