sexta-feira, 8 de maio de 2015

Indian Motorcycle




Indian Motocycle Manufacturing Company é um fabricante de motocicletas sediado em Springfield,Massachusetts. É a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos da América, e no passado foi o maior fabricante de motocicletas do mundo. Seus mais populares modelos são o Scout, fabricado antes daSegunda Guerra Mundial, e o Chief, produzido entre 1922 e 1953.

Pagina Oficial :  http://www.indianmotorcycle.com/




BIMOTA


Bimota é uma pequena fabricante italiana de motocicletas personalizadas. Foi fundada em 1973 em Rimini(onde continua atualmente, localizada em um pequeno galpão, mantendo o estilo italiano), por Valerio Bianchi,Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. O nome da empresa deriva das duas primeiras letras de cada um dos sobrenomes dos três fundadores: BIanchi MOrri TAmburini.
Inicialmente, a Bimota concentrava a construção de seus modelos, principalmente, nos motores, tendo um carenagem muito simples. Durante a década de 1970, a Bimota desenvolveu e construiu motocicletas da marca para a Lamborghini. Na década seguinte, também personalizava motos da Ducati e Yamaha.
O co-fundador e chefe de designer Tamburini, foi um dos mais influentes desenvolvedores do século XX, tendo desenvolvido notórios modelos, como a Ducati 916Ducati Paso e MV Agusta F4. O atual responsável do cargo, Sergio Robbiano, também trabalhou para as grandes marcas do motociclismo.





Moto Jawa

Motos Jawa




Jawa é uma fabricante de motos fundada na cidade de Praga na republica Tcheca , em 1929 Frantisek Janecek comprou a divisão de motocicletas da Wnaderer, O nome Jawa foi criado concatenando as primeiras letras de Janecek e Wanderer. No passado por volta de 1950 a JAWA foi uma das principais fabricantes de motocicletas e exportou o modelo 350 Perak para mais de 120 países .Outro Modelo Famoso na década de 1970 foi o 350 californiano . Ele apareceu na coloração preta e vermelha típica das praias californianas . a Empresa Jawa existe até os dias atuais.


Site:  http://www.jawa.eu/









Lambretta

Moto Lambretta

fonte : wikipedia

A Lambreta foi um modelo de motoneta produzido pela empresa Innocenti entre os anos de 1947 e 1971

 

Após a 2ª Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti enfrentou o trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura. A fábrica estava situada em Lambratte, Milão, que havia sido reduzida a escombros e fumaça. Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país eram duas: iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e prover a população de um meio de transporte barato e seguro.
Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre e projetaram um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas: chuva, frio, neve, etc. Esse veículo foi a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de Modelo UM, e tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo 123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM rodava até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento forte de venda em uma Itália escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava montada era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés.






Site da lambreta :  link oficial lambretta


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Motos Garelli

Motos Garelli


A Motos Garelli é uma fabricante de bicicletas, ciclomotores, motocicletas e motonetas, fundada no ano de 1919. Adalberto Garelli criou um motor de dois tempos com 350 cc que equipou um protótipo de uma moto denominada " 350" e foi solicitado a Adalberto para testar a fiabilidade do motor.Após 5 anos foi fundada a Garelli Motociclette. a primeira motocicleta de produção em massa foi a versão definitva da " 350"  disponibilizada em 2 versões de turismo e a de competição .









quarta-feira, 6 de maio de 2015

Motos Norton

Motos Norton


É uma mitica companhia britanica de motocicletas , criada com o nome de Norton Motorcycles, sua produção foi cessada nos anos 90 e reestabelecida novamente em 2008

James Norton, fundou em 1898 a companhia Norton Manufacturing Co com o objetivo de produzir peças para motocicletas . em 1902 resolveu produzi sua primeira motocicleta . ao agregar um pequeno motor a uma bicicleta, em 1908 criou um motor monocilindrico de 633 c que seria usado em 5 modelos da marca. em 1916 é criado o famoso logotipo da norton . Durante os anos da segunda guerra mundial foram produzidas 100.000 unidades para uso militar , em 1967 é criado o mitico modelo Commando. em 1971 é criada a Street Scamber, em 1976 começa o declinio da marca devido a recessão do mercado inglês e a chegada das motos japonesas, por volta de 1992 a empresa é fechada.

A Moto Commando:




Modelo Atlas:



Em 2008 o Empresario Stuart Garner adquiriu os direitos de produção da marca , e iniciou a produção de novos modelos.






Moto Morini

Moto Morini


É uma companhia italiana fabricante de motocicletas . seu modelo de maior sucesso foi o Morini 3 1/2 sport com motor de 350 CC de quatro tempos, a marca foi fundada em Bolonha em 1937 por Alfonso Morini e teve multiplos proprietarios . em 1987 foi adquirida pela Cagiva a qual encerrou a produção em 1993, em 1996 foi adquirida pela mesma empresa dona da Ducati , e depois revendida a franco Motori em 2009 a empresa faliu e foi liquidada. em 2011 os direitos da marca foram adquiridos pela Eagle Bike aonde foi iniciada uma nova linha de produção.

A Classica Morini 3 1/2


Morini Corsaro 1960



SITE DA MOTO MORINI :  ACESSE AQUI







Vespa

Motos Antigas - Vespa



A vespa é uma motocicleta da Categoria Scooter fabricada inicialmente em Pontedera ( Itália ) em 1946 por Piaggio e Co SPA.
A apresentação dos primeiros 15 modelos da Vespa ocorreu em abril de 1946 no Clube de Golfe de Roma. Os criadores da nova moto eram o empregador Enrico Piaggio e o engenheiro aeroespacial Corradino D'Ascanio. Após a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte confortável, fácil de usar e barato.

Piaggio encomendou um primeiro esboço para engenheiro Renzo Spolti, em que o veículo novo chamado Paperino, o que significa patinho em italiano, com um design inspirado na moto dobrável usada por pára-quedistas ingleses. Primeiro protótipo do projeto não convenceu Piaggio. O engenheiro, que gostava mais de aviões do que de motos, projetou um veículo revolucionário para o aspecto do tempo: colocar o motor na roda traseira (eliminando a correia e óleo), e fazendo a roda dianteira articulados apenas por um braço, similar a um trem de pouso de um avião. Diz a lenda que quando Piaggio a viu, exclamou: Bela, parece uma vespa, em italiano), aludindo à forma do veículo, devido o desenho da frente, com as guias do retrovisor formando duas antenas, similar ao inseto vespa.


A Vespa continua até hoje em linha de produção, embora suas vendas tenham sido relevantes entre as décadas de 50 e 60, onde fora escolhida pelos jovens do Reino Unido conhecido como Mods e depois skinheads.





Site aonde é possivel ver os modelos atuais da Vespa

Um dos modelos atuais : A Vespa Sprint









a Historia das motos - extraida da Wikipedia

A historia das Motos




No século XIX, em 1820, o escocês Kirkpatrick McMillan obteve a tração da roda traseira. Foi a partir dessa invenção que os ciclistas puderam se movimentar sem colocar os pés no chão. Depois de muitos anos, em 1861, os franceses Pierre Michaux, um ferreiro, e seu filho Ernest Michaux, na época com apenas quatorze anos, construíram o velocípede, uma bicicleta com pedais (no formato da de McMillan) adaptados à roda dianteira, iniciando a produção para venda. Em 1866, Bin Chun chegou em Paris. O chinês, que já havia percorrido a Inglaterra e a Alemanha atrás de informações da bicicleta, levou suas anotações para casa e em apenas três décadas o veículo tornou-se a principal alternativa de transporte na China e na Índia1 . A partir disso, houve inovações como a do inglês James Starley. Batizada de Rover, essa bicicleta trazia rodas do mesmo diâmetro, chassi feito em tubos de aço, guidão integrado ao suporte da roda dianteira e os freios eram a tambor. Os pedais acoplados a uma engrenagem, movimentavam uma corrente de transmissão que gerava a força motriz da roda traseira.


Quando a bicicleta passou a dispor de suas características principais um novo problema precisava ser solucionado: as rodas eram de madeira, ferro ou borracha maciça, comprometendo o conforto e a dirigibilidade. Essa restrição só foi superada em 1887, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop imaginou uma espécie de sobrerroda: um tubo de borracha oco, preso à roda por meio de uma tela de brim e inflado com uma bomba de ar. Nascia o pneu. Na França, os irmãos André e Édouard Michelin contribuíram para o rápido aperfeiçoamento dos pneus.


Na versão norte-americana, o inventor foi Sylvester Howard Roper, nascido nos EUA. O estadunidense que viveu entre 1823 e 1896 desenvolveu um motor de cilindros a vapor (acionado por carvão) em 1867. Esta pode ser considerada a primera motocicleta, já que tratava-se de uma bicicleta, mas com motor a vapor. Roper criou um sistema de propulsão a vapor em 1869 e, embora muito perigoso, fez sucesso em suas exibições. Muito barulhenta e fedida, ela assustava os cidadãos da época, além do fato de espantar os cavalos que transportavam os poderosos de então. Em 1895, Roper desenvolveu uma versão aperfeiçoada da bicicleta a vapor. Na época, as motocicletas com motores a combustão estavam se tornando viáveis, e a experiência de mais de 30 anos credenciava Roper a fazer o mesmo com os propulsores a vapor. Foi quando o inventor apresentou um veículo melhor, com mais autonomia, reaproveitando o carvão em um compartimento fechado, que, ao mesmo tempo, reduzia o mau cheiro. Em 1º de junho de 1896, Roper decidiu que seu engenho estava pronto para ser exibido ao público.
Partiu então para a pista de corrida de Charles River, e desafiou os pilotos de bicicleta a acompanhá-lo. Com 73 anos de idade, Roper conseguiu uma média de 48km/h na pista de madeira, deixando seus adversários para trás. Empolgado, ele tentou uma nova volta rápida para melhorar sua própria marca, foi quando a frente da bicicleta começou a oscilar, jogando Roper para fora da pista já morto. Todos pensavam que o tombo o teria matado, mas um exame feito depois confirmou um infarto fulminante. Nota-se já desta época a vontade de competir, mesmo que por motivações financeiras ou científicas. Nessa época cheia de descobertas, os inventos de Roper não foram suficientes para tornar o motor a vapor adequado para mover veículos leves como a motocicleta, mas inspiraram aperfeiçoamentos em locomotivas e navios. A história de Sylvester Roper é verídica, mas a paternidade da invenção da motocicleta é contestada.
O motor de combustão interna prevaleceu desde a sua criação e é um dos pilares na construção da motocicleta. Voltando um pouco no tempo, em 1860, na França, já existia um propulsor de combustão, alimentado por gás e fagulha de combustão interna, criado pelo engenheiro belga Étienne Lenoir, que era mais compacto e eficiente que os motores a vapor .
Contudo, a história aponta um engenheiro mecânico chamado Gottlieb Wilhelm Daimler como o inventor da motocicleta. Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler construiram uma moto com quadro e rodas de madeira composto com um motor de combustão interna em 1885. Sua velocidade máxima era de 18 km/h e o motor desenvolvia 0,5 (meio) cavalo de potencia.
Gottlieb Daimler usou um novo motor inventado pelo engenheiro Nikolaus August Otto. Otto inventou o primeiro motor de combustão interna de quatro tempo em 1876, por isso é denominado como Ciclo de Otto, assim que desenvolvido, Daimler (antigo empregado de Otto) o converteu numa motocicleta que alguns historiadores consideram a primeira da historia. Em 1894 Hildebrand e Wolfmüller apresentam en Munique a primera motocicleta fabricada em série e com claros fins comerciais. A Hildebrand & Wolfmüller manteve-se em produção até 1897. Os irmão russos residentes em París Eugéne e Michel Werner montaram um motor em uma bicicleta. O modelo inicial com motor sobre a roda dianteira teve início de produção em 1897.


Motocicleta 49 cc. de 1966

Em 1902 foi inventada pelo francês Georges Gauthier a Scooter (proveniente do inglês scooter), também conhecido como Vespa. A scooter é um veículo de duas rodas provido de um quadro que preza pela proteção do piloto e com um painel. Foi fabricada em 1914. Teve grande popularidade, sobretudo entre os jovens. Composta com duas rodas menores, e um quadro aberto que permite montá-la sem grande dificuldade. Possui também chassi protegido por carenagem, para proteção do componentes mecânicos, além de oferecer alguns itens de conforto e segurança como porta luvas, porta capacete, roda de estepe. São veículos desenvolvidos especialmente para o uso urbano. Em 1910 surgiu o sidecar, uma moto com roda lateral que se une ao chassi através de um eixo, e possui um compartimento protegido com carroceria para abrigar uma pessoa. Para seu manejo, é necessário que o passageiro participe das manobras efetuadas pelo piloto, principalmente em manobras de curva.
Depois de retornado da Segunda Guerra Mundial (1945), os soldados americanos pareciam descontentes com as motocicletas que eram fabricadas pela Harley-Davidson e pela Indian. As motos que tiveram contato na Europa eram mais leves e ligeiras, o que transformavam em motos mais divertidas de conduzir. Estes veteranos começaram a mecher e customizar esses modelos, dando início ao que conhecemos como custom.